O Symbiam e o Smartphone

Hello World!

Depois de umas semanas se postar, aqui estou. Sabe como é, né? São João, São Pedro (no nordeste São João é feriado)... Além do mais não achei nada de interessante pra falar até a Nokia resolver comprar o Symbiam... Nada mais justo, até mesmo porque ela é a maior utilizadora do sistema - a Nokia pagou cerca de 250 milhões de dólares em licensas do Symbiam só em 2007 e comprou a empresa por 410 milhões.

Mas na verdade não foi esse o fato que realmente me chamou a atenção, e sim, uma reportagem que li sobre a história do mercado de smartphones e a relação da mesma com o Symbian , ou vice versa.

Quando citado pela promeira vez, o termo smartphone traduizia-se basicamente em acesso a internet e a emails em qualquer lugar e horário. Mas na verdade os celulares deste seguimento são primordialmente grandes, lentos, complicados e tornavam a navegação na internet realmente dolorosa.

Na reportagem o autor enumera alguns fatos interessantes: o Symbian não fez em sete anos de existencia o que o iPhone, juto com o seu OS X, fez em poucos dias (popularizar o smartphone); A interface dos celulares Nokia tem usabilidade questionável; Hoje em dia qualquer celular mid-tier roda GMail, Google e GoogleMaps sem maiores problemas.

Confira o Artigo na Integra em: Farewell then, Symbian

PS: Sempre achei que os celulares Nokia tinham uma UI muito complicada... finalmente achei alguém que concorda comigo.

0 comments: