Novo iPhone Movido a Energia Solar?

Hello World!

A Apple não para de inventar novidades.

A gigante da inovação submeteu um pedido de patente citando o uso de energia solar para alimentar dispositivos móveis, criando ainda mais expectativa sobre a suposta apresentação da nova geração do iPhone, durante a Apple Worldwide Developers Conference. Será a Apple capaz de se superar novamente? O fato é que a submissão do pedido de patente apenas dá uma pista sobre os futuros passos da empresa.

Dentre as especulações sobre a nova geração do dispositivo estão a adição de suporte a redes 3G, indicada por um geek, que achou no meio do código de um dos software updates do iPhone, linhas de código que faziam referência a um provável novo chipset, o qual suporta HSPDA com velocidade de até 7.2mbps. Além disso espera-se também uma câmera mais potente, GPS integrado e uma solução para a baixa autonomia da bateria do dispositivo (o que torna o pedido de patente da Apple ainda mais relevante).

O iPhone, até agora, só está disponível nos EUA, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Áustria e França, mas contratos já foram fechados com operadoras de todo mundo para que mais de 60 países recebam o brinquedo oficialmente (afinal, por via métodos obscuros, ele já está no mundo todo).

A lista de países inclui quase toda (senão toda) América Latina, através da America Móvil (Claro, aqui no Brasil), muitos países da Europa, Filipinas, Singapura e até países africanos como Quênia, Madagascar e Guiné Bissau (é assim mesmo que escreve?).

É quase certo que a Apple mude radicalmente o modelo de negócio usado para o iPhone original, visto que, na maioria absoluta dos países onde o novo iPhone será lançado, a base de clientes das operadoras é formada basicamente por usuário de contas pré-pagas.

Neste contexto o modelo atualmente usado, onde a Apple recebe uma porcentagem sobre os serviços utilizados em seu telefone, estaria destinada ao fracasso, logo que nestes países, incluindo Brasil e demais países da América Latina e África, as grandes massas não possuem rios de dinheiro para pagar por tais serviços e muitas vezes não possuem dinheiro sequer para pagar pelo aparelho em si. Espera-se que o novo modelo de negócio se adapte a essa nova realidade permitindo subsídios das operadoras aos aparelhos.

Fontes:
Telecoms.com Blog: iPhone Watch
RegHardware:
Apple patent filing suggests solar powered iPhone

0 comments: